Você Quer Saber Como Eu Trabalho Com Esse Site Sem Precisar Deixar Meu Emprego Atual, Fazendo Uma Renda de Mais de R$2.000,00 Reais Por Mês? DIGA-ME SEU E-MAIL Que Vou Lhe Enviar o MANUAL + VIDEOS GRÁTIS




Artigos

O Excel e Minha História Ele Mudou Minha Vida Profissional

O Excel e Minha História – Como Ele Mudou Minha Vida Profissional

O Excel e Minha História Como Ele Mudou Minha Vida Profissional diarioexcel.com .br  O Excel e Minha História Ele Mudou Minha Vida Profissional

Olá seja bem-vindo!

Meu nome é Welisson Silva, fundador do Diário Excel.

Hoje estarei falando um pouco de mim, resumindo em detalhes como o Excel foi capaz de mudar minha vida profissional. Se almeja saber mais como tudo isso aconteceu fique comigo até o final desse artigo, tenho dicas que serão importantes.

O Excel e Minha História – Como Ele Mudou Minha Vida Profissional.

O Excel é uma ferramenta muito disseminada entre as empresas, pois a sua aplicabilidade é infinita e depende única e exclusivamente do conhecimento e criatividade de quem usa. Hoje a grande maioria das empresas (estimativa de mais de 95%) utilizam o Excel de alguma maneira, e esses números crescem a cada dia mais.

Baseado nessa estimativa sabermos que: profissionalizar-se no Excel fará toda diferença em seu trabalho, se você ainda não levou a sério aconselho que procure dominar o Excel e levar sua carreira ao próximo nível.

Foi em maio de 2014 que tudo começou, faltavam apenas 3 dias para que completasse 18 anos e essa data seria muito importante. Me encontrava muito feliz por conseguir meu “primeiro emprego profissional”, infelizmente aqui no brasil menores de idade não podiam trabalhar, então precisei esperar até completar meu próximo ano de vida. ( trabalhava em uma mecânica antes disso)

Para entrar no contexto da história vamos voltar um pouco mais no tempo. Meu primeiro contato com a informática foi em 2012, não sei você, mas dispor do computador antes dessa época era algo para poucos.

A tecnologia começava sua fase de globalização, me recordo que o Facebook estava em febre no Brasil, pois apesar de ter sido lançado em 2008 a plataforma só se tornou acessível a maioria das pessoas nesse tempo.

Mesmo sendo dessa geração mais nova não tive muito contato com computadores. Sempre fui muito humilde nesse sentido, se não me engano o computador só chegou a minha casa quando tinha meus 16 anos. Foi meu irmão que comprou para nós, aquilo era uma coisa muita nova pra mim, pois sempre fui simples e não víamos essas coisas.

Depois compramos um maquina bem melhor :D…

Com o tempo ganhei meu primeiro computador que meu irmão comprou, não se desfazendo dele, mas o pc era uma verdadeira porcaria RS, foi algo em torno de R$800,00 reais na época, batizamos essa maquina de bloco g2. Ele era tão lento que parecia que estava carregando um bloco no seu processador.

O Excel e Minha História – O incício de Tudo.

Meu foco inicial era as redes sociais a principal delas foi o facebook, com o tempo a plataforma se tornou uma rotina meio entediante foi ai que comecei a buscar novas propriedades na internet. Sempre dispus muito interesse em saber o que ocorria por de traz de um software, queria entender como aqueles aplicativos funcionavam, então foi para o google pesquisar coisas relacionadas ao assunto.

Nesse meio tempo pesquisando sobre o assunto acabei descobrindo que havia no excel um ferramenta chamada vba, e era uma excelente oportunidade de estudar programação rs. Fiquei muito fascinado com o que essa ferramenta proporcionava, minha primeira aplicação foi um cadastro de clientes era algo incrível pra mim.

Com 3 dias desistir de programar rs, achei aquilo tudo muito complicado. Serio queria muito aprender programação, porem coloquei na minha cabeça que fazer esses tipos de coisa era impossível pra mim.

Depois de um tempo entrei em uma empresa chamada Ca.pedras, meu irmão já trabalhava lá e por indicação dele consegui uma vaga. Essa empresa atuava no ramo de mármores e granitos, basicamente industrializando bloco em chapas.

 O Excel e Minha História Ele Mudou Minha Vida Profissional

Eu e julio na ca.pedras

A parti desse tempo que as coisas mudaram porque a necessidade do trabalho meio que me obrigou a aprender. Lembro-me que era muito difícil de realizar controles financeiros manualmente, estar nessa empresa foi a melhor coisa que aconteceu. Pois além de adquirir experiência ela motivou a retorna a estudar Excel vba.

Já estava a um ano na empresa e ainda não sabia nada de programação, tive muitas dificuldades para realizar minhas tarefas foi então que decidir retomar o estudos. Infelizmente a crise bateu feio no Brasil e muitas empresas fecham as portas, foi o que aconteceu com a ca.pedras, justo quando começava a desenvolver aplicativos, exemplo deles é esse:

->Planilha Para Emissão de Romaneos de Chapas

Fiquei desempregado no momento bem complicado e aqui onde moro oportunidades de trabalho e como encontrar uma agulha em um palheiro, tracei um caminho bem difícil até chega aqui. Para ser sincero, quando comecei esse blog a um ano atrás não sabia quase nada de planilhas, a dificuldade faz a gente aprende rapidamente RS…

Estava procurando um meio de não ficar para traz, pois sabia que uma hora meu seguro iria acabar precisava fazer alguma coisa. No youtube encontrei uma possível oportunidade que foi o treinamento do alex vargas. Esse treinamento meio que mudou algumas coisas e vocês já irão entender.

Se você ainda não sabe, no mundo atual o markting digital virou uma febre e foi ai que encontrei a tal oportunidade. No vídeo o Alex Vargas apresentava uma forma de montar seu negócio online altamente lucrativo, mas porem antes precisaria ter um nicho (algo para falar). Então o que fiz?

Não me pergunte como, porque não sei explicar!!!

Resolvi escolher um nicho de atuação e depois de tanto pesquisar, decidir investir no Excel porque sabia que era minha melhor chance até no momento. Comprei o curso do Alex e sem saber quase nada de Excel montei esse blog, cara com apenas um ano de trabalho já estava montando planilhas matadoras.

Aconteceu tudo muito rápido o curso do Alex teve a importância de me ensinar a trabalhar com blogs porque não sabia completamente nada do assunto. Ao decorrer desse tempo fui aprimorando meus conhecimentos no Excel, estudando primeiramente pelo youtube e depois investir em bons cursos e um deles foi o dominando o Excel.

Com mais ou menos 6 meses de blog, pessoas e empresas se interessaram pelos meus projetos desenvolvidos no excel. Meu site começou a receber muitas visitas. Posso dizer que a parti disso as coisas melhoram pra mim.

O Excel entrou na minha vida por uma necessidade porem não levava-o muito a sério, por circunstâncias da vida resolvi criar o site entendendo bem pouco de excel. Hoje essa ferramenta é minha principal renda, posso dizer que aprender Excel foi uma das melhores coisas que me aconteceram.

Nessa caminhada foi um ano de muita luta e “sono perdido”. Na verdade até hoje ainda corro muito atrás, uma grande dica é: Se você deseja conquistar algo na vida não fique com medo, muito menos perca tempo pensando se vai dar certo ou não. A oportunidade às vezes estar em nossas mãos não espere as coisas complicarem para tomar uma atitude.

O Excel e Minha História – Os Maiores Obstáculos Que Enfrentei 

  • O Medo de Ser Rejeitado

Esse foi um pensamento constante que tive no decorre desses anos, a final, são muitos profissionais qualificados no mercado, tinha o receio das pessoas não gostarem de mim sei lá rs. Não sou nenhum profissional da ária, apenas falo e faço o que gosto.

Estou a pouco tempo nesse ramo mas já tenho conquistados muitas pessoas, inclusive gostaria de convidado para se inscreve-se em nosso canal do youtube, em breve postaremos uma serie de vídeo aulas gratuitas sobre excel vba clique aqui.

Esse medo passou porque descobri que todo mundo tem oportunidade. Não importa o que você faça ou qual é seu nível de entendimento, tenha sempre em mente que existe espaço pra todos, sempre haverá alguém que irar se identificar com sua forma de trabalhar, ensinar e etc. Lembre-se,  existe pessoas nesse exato momento pesquisando no Google por algo que talvez só você poderia ajuda-la.

  • O medo de Não dar Serto

Acredito que isso é um pensamento comum em nossas vidas, pense comigo: Imagina você usar todas suas economias e investir em algo que poderia não lhe trazer retorno?

Simplesmente abandonei a rotina de um emprego normal, foquei em algo que não tinha a mínima noção e nem experiência. Eu completamente não possuía uma estrutura para realizar isso. Fora que depois vinham mais gastos, para quem não sabe hoje tenho uma grande despesa com esse site, vou listar algumas delas aqui.

  • Hospedagem
  • Acessórios Para Blog
  • Bate-papo
  • Pagina de Vendas
  • Email Markting
  • Manuntenção

Não é simplesmente escrever artigos e ser feliz meu amigo, costumo dizer que: A vida dos outros é melhor quando não é nós que vivemos ela. Ai estar mais uma grande dica pra você.

Não olhe para seu próximo de uma forma que induza que o sucesso dele foi eminente, que foi algo fácil. Eu tinha a mania de comparar amigos que cresceram em uma boa vida, enquanto nem roupa para ir a escola eu podia ter. A vida precisa ser vivida independente se você teve ou não condição de realizar seus objetivos.

Um exemplo bem claro disso e Bill Gates, para quem não conhece a historia desse camarada que revoluciono todo um mundo. Simplesmente ele nasceu em uma família rica e não precisava de se pro culpar em fundar uma das empresas mais estabelecidas do mundo que é a Microsoft.

O cara nunca se contentou só porque tinha ou não condição financeira, eu acredito fielmente que, mesmo se ele não dispusesse de sua herança, seu sucesso seria o mesmo. Tudo que Bill construiu foram a parti de ideias que dinheiro nenhum do mundo poderá comprar, às vezes usamos essas desculpas para nos defender, mas a grande verdade é que somos covardes e temos receio de fazer o que o próximo não excede em realizar.

Onde quero chegar?

Momento antes de construir esse blog sempre ouvir pessoas falarem de ganhar dinheiro na internet e essa coisa viral de hoje em dia, porem nunca acreditei, sei que muita gente pensa assim. Mas no fundo sabia que aquilo era verdade, eu é que tinha medo e inveja do próximo. Falo isso porque decidir sair do ponto de comparar e comecei  por em prática aquilo.

Independente do que você queira para sua vida hoje não tenha medo, acredite em você não compare sua vida com as do seu próximo e pode ter certeza que as coisas serão muito melhores, tanto para sua vida moral como profissional.

  • O medo do Que as Pessoas Iriam Pensar de Mim

Oxi rs, isso foi um obstáculo que vivenciei muito na minha vida, as pessoas não enxergam que “o que você faz hoje” possa ser algo que eles estão acostumadas a expressar como o “Padrão da Sociedade“. Fui questionado por muitos que isso seria uma furada, só porque não envolvia trabalho forçado, transito estresse, patrão exigente e etc…

As pessoas ao nosso redor tendem a achar que tudo deve ser complicado, isso é uma GRANDE MENTIRA. Com certeza nada cai do céu você precisa trabalhar isso é um fato, mas a forma de como você realiza esse processo pode mudar toda sua vida. Existe pessoas que trabalham a vida toda em um emprego de merda(desculpa pela expressão) e se posicionam como realizadas, mas no fundo a falta de liberdade é eminente nela.

Quando você se tem um trabalho diferente como o meu isso pode ser um grande problema, da parte da minha família nunca tive nem apoio e muito menos a exortação deles, tudo aconteceu de um jeito bem natural. Mas existem casos de pessoas que sofrem com isso, a família não apoia e acabam acreditando que o que as pessoas falaram realmente é verdade.

Gostaria de convida-lo a se posiciona sobre essa questão me dizendo se já aconteceu ou até mesmo acontece isso com você, no final desse post temos uma seção de comentários. Não se esqueça de fazer isso, seu comentário será muito importante pra mim, vamos compartilha histórias rs.

  • Não entender nada de blog e nem como montar um site

Quem estar iniciando nessa ária tende a enfrentar esse obstáculo pois tudo é bem confuso e vou explicar o porquê: Um blog é formado por vários esquisitos, você precisa escolher uma boa hospedagem em meio a centenas de opções diferentes, escolher a melhor plataforma para utilizar seu blog, atualmente conheço duas: o Wix e o WordPress(essa que uso e indico).

Existe todo um trabalho por de traz de um site como técnica de SEO, para que seu post alcance o primeiro lugar no Google recebendo mais visitas sem pagar nada. Muitos pensam que um site é apenas escrever e pronto, é uma grande burocracia, mas que são simples de dominar, ter um blog é algo prazeroso e “nunca vou abrir mão disso”.

Se você pretende montar um blog do zero assim como o meu, super indico o curso do Alex Vargas, Lá ele ensina no passo a passo como montar deis da estrutura até a parte técnica do blog. Fora os bônus que irão ter guiar com o método para gerir um negócio online altamente lucrativo.

O Excel e Minha História – Como Foi Minha Evolução No Excel

Como citei no início, meu conhecimento sobre excel era algo bem simplificado. Após ter montado esse site precisava evoluir minhas técnicas, na verdade ter um trabalho diferenciado de outros “concorrentes”. Meu processo de estudo no Excel foi o seguinte: Se você deseja estudar vba, a primeira dica é: COMESSE CRIANDO TRABALHOS QUE VOCÊ MESMO PRECISARÁ.

Fiz muito isso rs, lembra da necessidade de programas na empresa em que trabalhava? então, a maioria das planilhas que criei  tinham o objetivo de ajudar em alguma coisa, isso é bom pelo seguinte fato:

Você não estará perdendo tempo desenvolvendo um projeto que não irar usar, lembre-se, no começo “ninguém lucra por algo que estar aprendendo a fazer”. Você precisa se beneficiar de alguma forma, nosso tempo é curto quanto mais aproveitado melhor.

A outra dica muito importante é: SALVE TUDO QUE VOCÊ PUDER, faço isso por de mais rs, ou você acha que fico guardando centenas de códigos na cabeça? Aqui no meu computador tenho uma pasta com vários códigos que adiantam muito meus trabalhos. Eu faço programação para terceiros, nem sempre tenho tempo de ficar montando toda a estrutura dos códigos, exemplo:

O código que realiza uma conexão com o banco de dados é algo muito padrão em meus projetos, porque irei ficar digitando sempre a mesma coisa? O importante aqui é a lógica, você precisa focar em resolver o problema.

Minha evolução no Excel foi um processo bem dinâmico, não se atende a os resultados deixe as coisas acontecerem. Quando você for ver, já estará dominando essa incrível aplicação rs. E lógico que sempre indico que faça um curso, a final o curso irar ajudar você encurtar etapas. O que você demora anos para aprender com o curso se torna um caminho bem mais rápido.

O Excel e Minha História – Conclusão

O Excel mudou minha vida de uma forma que não esperava amo essa ferramenta e “pretendo falar dela pelo resto de minha vida”. Tentei passar o Maximo que pude sobre Welisson Silva. Se você gostou do artigo não se esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo, sua opinião é muito importante para nós. Fique atendo em nosso site, temos muitas novidades por vim rs, abraço a todos.

Sobre o autor | Website

  • Alexandre Fragoso

    Welisson, será que você poderia me ajudar?
    Eu criei um formulário e tenho uma caixa de combinação chamada nome. Essa caixas tem diversos itens, que consigo carregar no formulário sem problemas. Meu problema é que gostaria de de fazer um procv em vba, para preencher uma caixa de listagem a partir dos dados carregados nessa caixa de texto. Teria como você me ajudar, pois já fiz várias tentativas e nada.

  • Pedro Marques

    Olá!
    Sobre a planilha que está no link abaixo, tenho algumas dúvidas:
    A planilha controla o quanto eu investi em cada produto (claro tendo a opção de inserir o custo manualmente de cada produto) e com isto gera no relatório final o quanto fiz de investimento?

    A planilha gera relatórios de evolução de crescimento de vendas mensalmente e anualmente?

    A planilha controla em percentual e em dinheiro quanto lucrei com cada venda sepatamente, mensalmente e anualmente?

    A planilha controla status de envio de cada pedido recebido do mercado livre? Como por exemplo: nota fiscal emitida; produto embalado; produto enviado.

    http://diarioexcel.com.br/index.php/planilha-para-controle-de-vendas-do-mercado-livre/?ref=K5759583D




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.