No artigo de hoje vamos aprender como gerar código automático no vba. Para você que usa formulários com campos de dados, sabe da importância em ter um campo código para cada cadastro efetuado. Para isso nos adicionamos em nosso vba uma textbox onde seu nome é o código, ou para ser mais claro o número de registro.

Pensando nisso, decidi posta aqui no blog como que faço para gerar registros automáticos nos meus trabalhos que eu faço em vba. O processo é bem simples e fácil de adaptar, aconselho vocês baixarem a planilha de referencia do artigo, no final estarei deixando um link de download.

Código Automático VBA

Faça um novo projeto vba de text, adicione um formulário e a ele uma text-box.

imagem 1 código automático vba

Agora vamos dar um duplo click dentro do nosso formulário, e no lado superior direito vamos mudar o evento dele para initialize, esse evento indica que toda vez que o formulário for aberto o nosso código sera executado, sendo assim fazendo a contagem dos números na text-box automático.

imagem 2 código automático vba

Agora copie o código a baixo dentro do evento initialize que declaramos para nosso formulário, logo apos basta executar o trabalho e ele já irar funcionar.

Plan1.Select 
linha = 2
Cont = 1 
Do Until Sheets("plan1").Cells(linha, 1) = "" 
linha = linha + 1 
Cont = Cont + 1 
loop 
TextBox1.Text = cont

imagem 3 código automático vba

imagem 4 código automático vba

Teve duvidas ? baixe a planilha de referencia desse artigo clicando no botão a baixo, ou deixe seu comentário logo a baixo, se precisar de ajuda com seu trabalho entre em contato comigo pelo chat.

Bom pessoal  o artigo de hoje foi esse, espero que tenham gostado e até aproxima.

→Clique aqui para baixar o projeto

Tags:

Sobre o Autor

Welisson Silva
Welisson Silva

Analista de Sistemas, trabalha com TI desde 2014. Especializado em Vendas Online, desenvolvedor, programador, guitarrista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *