Recentemente tive um pequeno problema em salvar valor de uma textbox com formato Double, ou seja, salvar valor do tipo número na planilha.

Por esse motivo eu achei que seria interessante compartilhar isso aqui no blog, fiz um formulário de cadastro e nele eu tinha uma text-box que possuía um campo com formato de moéda (R$ 00,00 )

Os dados dessa text-box eram salvos para uma determinada planilha que calculava esses valores e trazia o valor total dessa forma.

Sem-Título-1 textbox com formato Double

Repare que a nossa coluna B onde estão os valores que devem ser somados não estão no formato moeda, e com isso a coluna C que é o valor total esta trazendo a soma automaticamente sem nem um tipo de erro.

Mas ao formata a text-box o valor total já não nos traz o calculo, a range está com o valor de 132 vou adicionar mais 10 e o valor terá que passa para 142 .

Sem-Título-1 textbox com formato Double

Foi salvo porem o valor total não calculou, isso porque a text-box estava com o R$ e também com virgula e o excel quando recebeu esses dados entendeu que esse valor erá texto e não número.

Mesmo que você formate o campo dentro do excel e declarasse que a coluna B fosse do tipo numero não iria adianta, porque de qualquer forma esse erro permaneceria, para isso ser resolvido temos que ir em nosso código vba e acrescenta um seguinte comando.

Declarei no meu código antes de salvar os dados da text-box para planilha o comando CDbl, esse comando faz com que o excel entenda que valor da sua  text-box são do tipo double ou seja, do tipo número, sendo assim não tendo erros o meu código ficou da seguinte forma.

Sheets("plan1").Cells(linha, 2) = CDbl(UserForm1.TextBox3.Text)
    • A linha do código ate o [ = ] declarei qual é planilha e sua linha que recebera os dados

  • Logo após o [ = ] declarei o CDbl abrindo parenteses e declarando qual e a text-box que o valor é do tipo inteiro e fechando o parenteses

Feito isso ao salva o valor do formulário para a planilha o erro não acontece mais pois agora o excel entendeu pelo comando CDbl que os dados da minha text-box VALOR são do tipo inteiro.

jk textbox com formato Double

Espero que tenha ajudado qual quer duvida deixe nos comentários que estarei respondendo, baixe a planilha de referencia desse artigo clicando no botão a baixo.

→Clique aqui para baixar o projéto

Tags:

Sobre o Autor

Welisson Silva
Welisson Silva

Analista de Sistemas, trabalha com TI desde 2014. Especializado em Vendas Online, desenvolvedor, programador, guitarrista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *