Adicionar relatórios nas aplicações do vba transfere grande credibilidade para nossos programas. Temos um exemplo aqui no blog, onde abordamos o seguinte tópico: Filtro Avançado Em Listview Que Gera Relatórios Em PDF.

Eles não só apresentam credibilidade, como também são capazes de facilitar atividades difíceis de realizar. O contrato de uma locação seria exemplo claro disso, aqueles documentos emitidos para aluguel de um imóvel.

Outro exemplo seria uma ficha de matricula escolar, normalmente são extensas e tomam muito tempo para serem preenchidas. Se você usa o aplicativo Word para realizar essa tarefa, sabe bem do que estou falando rs.

Prosseguindo nesse mesmo tema, hoje vamos aprender a exporta dados do formulário vba para word. Se você quer saber como fazer isso, continue lendo o artigo até o final, vamos explicar tudo no passo a passo pra você.

Word Excel – Exportar Dados Do Formulário VBA Para Word

O primeiro passo é ter o formulário vba montado com todos os controles. Para esse artigo vou criar um exemplo de teste. Não irei me atentar nas configurações de cada Label ou TextBox, o nome das propriedades(NAME) serão os padrões do vba.

Word excel – Exporta dados do formulário vba para word form vba

Após montar seu formulário vba, abra uma nova aplicação Word e rotule os campos:

Na guia DESENVOLVEDOR do Word acesse a caixa de ferramentas, depois adicione controles de texto na frente dos rótulos. Se você não tiver essa guia habilitada no seu Word, clique aqui para aprender a habilitar.

Agora precisamos renomear as propriedades dos controles inseridos no Word. Selecione o controle e com o segundo botão do mouse vá a propriedades, renomeie o nome da caixa de texto (INDICADOR).

Word Excel – Salvando O Arquivo Do Word Com Excel(MUITA ATENÇÃO)

Depois de seguir esses passos é preciso salvar o projeto, antes crie uma pasta e salve a planilha e a aplicação Word dentro dela. Essa parte precisa ser feita com muita atenção para que não ocorram erros.

Nosso projeto irar buscar o app do word dentro do seu path (local do arquivo), se ele não a encontrar, provavelmente teremos um erro em tempo de execução. Não esqueça desse detalhe antes de prosseguir.

A primeira parte do trabalho foi concluída, agora para que o Excel consiga exporta os dados do formulário no o Word, é necessário habilitarmos a referência: Microsoft Word 12.0 Object Library.

Estou usando o Excel 2007, caso sua versão seja o 2010 ou superior, o controle estará com o nome: Microsoft Word 14.0 Object Library.

Para acessar a ária do controle siga em: Menu Ferramentas, Referências, Microsoft Word 12.0 Object Library.(ou 14). Marque a caixa de seleção e clique no botão OK.

Depois de habilitar a referência necessária, cole o seguinte código no botão GERAR WORD:

Static wod1 As Word.Application
    Static wod1Doc As Word.Document
    Set wod1 = New Word.Application
   
      Set wod1Doc = wod1.Documents.Add(ThisWorkbook.Path & "\exportaword.docx")
         With wod1Doc
            .FormFields("WDnome").Range = TextBox1.Text
            .FormFields("WDfixo").Range = TextBox2.Text
            .FormFields("WDcelular").Range = TextBox3.Text
            .FormFields("WDemail").Range = TextBox4.Text
            .FormFields("WDobs").Range = TextBox5.Text
            wod1.Visible = True
         End With

Word Excel – Configurações Importantes Do Código

Para o projeto funcionar sem erros é preciso analisar pontos importantes do comando. Verifique se o nome da aplicação Word confere com o nome referido ao código, isso é:

Para esse artigo criamos uma aplicação com nome de exportaword.docx (estensão.docx). O nome precisa ser referênciado entre “” depois da \

Set wod1Doc = wod1.Documents.Add(ThisWorkbook.Path & “\relatorio.docx“)

O segundo ponto é rever se os controles no Word estão seguindo o padrão do código. Lembra que renomeamos as propriedade deles? Observe na imagem a baixo:

Clique na imagem para ver com melhor qualidade

Pronto, nossa aplicação já estar pronta para exporta os valores da textbox para o Word. Com isso encerramos esse artigo por aqui, duvidas deixa aqui em baixo nos comentários.

Não esqueça de compartilhar o artigo para que outras pessoas possam adquirir esse conhecimento. Deixarei o link da planilha para você baixar, isso irá te ajudar nos estudos, grande abraço fui…

→Clique Aqui E Baixe A Planilha de Referência do Artigo

Tags:

Sobre o Autor

Welisson Silva
Welisson Silva

Analista de Sistemas, trabalha com TI desde 2014. Especializado em Vendas Online, desenvolvedor, programador, guitarrista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.