Cadastre suas vendas e gere carnê de pagamento para seus clientes. FAÇA O DOWNLOAD AGORA e teste esse sistema por 5 DIAS GRÁTIS. Cadastre-se informando seu melhor e-mail, que eu vou enviar essa planilha pra você AGORA!

 

Diário Excel

Access Microsoft – Alterar e Excluir dados do Access no vba

Access Microsoft – Alterar e Excluir dados do Access no vba  Access Microsoft

E ai, você já aprendeu a alterar e excluir dados do BD access diretamente pelo excel vba? Access Microsoft

Nesse artigo vamos mostrar como realizar esse método diretamente do vba. Estamos dando continuação ao nosso artigo anterior, nele abordamos o seguinte tema: Registrar dados do vba excel no Access

Aprendemos a conectar e gravar dados no access, e também algumas observações básicas sobre a conexão. Recomendamos para quem ainda não leu, que leia o artigo anterior antes de continuar nesse aqui.

Lembrando que se houver duvidas a respeito dos artigos, aqui em baixo temos uma seção de comentários. Não se esqueça de compartilhar esse post, pois estará atribuindo grande força para nosso canal.

Esse post seguirá uma serie de tópicos sobre excel e access, neles vamos aprender:

Na direção sobre como utilizar o excel e access nos seus projetos, recomentamos este curso. Pacote com 17 cursos de excel vba e vb6.


Access Microsoft – Alterar e Excluir dados do Access no vba

Para efetuar uma exclusão ou alteração no BD access é necessário referenciar o registro desejado. Seria muito simples excluir registros do access pelo comando mostrado a baixo:

Basicamente com esse comando estou “mandando meu programa” excluir todos os registros de minha tabela. Isso de certa forma funciona, mas como faria para excluir um registro especifico do meu BD access?

Segue o código:

O segundo comando apresentando é um pouco diferente, estou dizendo para meu programa o seguinte. “Quero que você selecione todos os registros da minha Tabela, onde o código desse registro for igual meu CodRegistro.” Nesse contexto o CodRegistro seria a variável que armazena o código do item a qual desejo excluir.

Como disse, para excluir o registro do seu BD access é necessário referenciar o código dele (ID). Lembra do artigo anterior, onde fizemos uma observação sobre a coluna que contem a chave primaria do access(Código)?

“Ao definirmos o campo como chave primária, estamos informando ao access que não podem existir dois registros com o mesmo valor no campo que é a chave primária, ou seja, os valores no campo chave primária precisam ser únicos.

Na prática estou garantindo que não possam ser cadastrados dois clientes com o mesmo Código”.

Se defino o campo “Código” da tabela Clientes como do tipo Chave Primária, estou dizendo ao access que não podem existir dois clientes com o mesmo valor no campo “Código”.

Em outras palavras poderíamos dizer que o campo chave primária identifica de maneira única cada registro de uma Tabela, isto é, de posse do valor da chave primária somente localizaremos um registro com aquele valor no campo chave primária.

Access Microsoft Alterar e Excluir dados do Access no vba Código do bd access e1500300523786 Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Blz, mas o que isso tem haver com o que estamos a aprender aqui? Access Microsoft

Em termos de usabilidade e lógica de um sistema, é altamente recomendável você ter em seu BD algum tipo de código. É por esse código que iremos fazer toda ação de exclusão e alteração do registro, ele precisa ser único no sistema.

Criei um pequeno mapa improvisado rs, veja se você consegue entender  a estruturá do comando:

Access Microsoft Alterar e Excluir dados do Access no vba artigo se como alterar e excluir dados do access Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Vamos repetir isso em forma de texto por descrito:

  • rs.open “Select * From MinhaTabela

Abra e selecione todos os registros de minha tabela (Clientes)

  • Where Código=” & CodRegistro

Onde o campo Código da tabela seja igual minha variável CodRegistro

Nesse exemplo, minha variável CodRegistro sera representada pelo código que estiver dentro de minha TextBox. O que precisamos fazer para nosso projeto, e criar uma condição em que o programa identifique esse valor e set em nossa variável.

Poderíamos fazer também dessa forma:

Access Microsoft Alterar e Excluir dados do Access no vba artigo se como alterar e excluir dados do access exemplo Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Access Microsoft – Comando Para Realizar a Alteração Dos Registros

Agora que já”começamos entender”a estrutura do nosso comando que irar excluir os registros, vamos mostrar como ficará o código que ira alterar os valores do BD.

Espero que até aqui tenha ficado intendido sobre como faremos nosso código. Bem pessoal, chega de teoria vamos para a prática, no mesmo projeto do artigo anterior vamos fazer o seguinte:

Dentro do módulo vamos criar um variável do tipo Long com o nome de CodRegistro. Lembrando que Public para que a variável seja representada por todo o projeto.

Access Microsoft Alterar e Excluir dados do Access no vba artigo codigo de regisatro Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Agora vá ao formulário e adicione uma nova textbox assim como na imagem:

Access Microsoft Alterar e Excluir dados do Access no vba artigo codigo de formulário vba Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Der um duplo clique na textbox representada por código e no seu evento Change digite esse comando:

Access Microsoft Alterar e Excluir dados do Access no vba codigo para pesquisar valor do bd Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Esse comando é uma improvisação que criei para que possamos retorna o registro do BD para as textbox. Estou usando esse meio, porque dessa forma indico para o programa que minha variável irar receber o código digitado na textbox.

Mas devemos observa que existe várias formas de se buscar o código do BD, isso foi apenas um exemplo. Logo vamos  mostrar um meio bem legal de realizar essa tarefá, mas é história para um próximo artigo.

Código em Ação Ao Digitar o ID do Cadastro na Textbox

Access Microsoft Comando Para Realizar a Alteração Dos Reg GIF Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Observe na imagem que ao digitar o código do cliente na textbox (Código), o programa faz conexão com o banco e importa os dados referente aquele registro. Com essa ação agora nós poderemos certar o registro que desejamos alterar.

O próximo passo que você deverá realizar é adicionar um botão e renomear sua propriedade Caption para Alterar. Lembrando que para esse exemplo a propriedade Name dos controles são os padrões do vba.

Access Microsoft Alterar e Excluir dados do Access no vba botão alterar Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Após inserir e ajustar o controle em seu formulário, selecione o botão com um duplo clique. Dentro do evento change do controle você irar digitar o seguinte comando:

Access Microsoft Alterar e Excluir dados do Access no vba botão comando alterar dados do bd acess Access Microsoft   Alterar e Excluir dados do Access no vba

Esse comando é bem parecido com o procedimento de cadastro a qual aprendemos no artigo anterior. Se você ainda não leu o artigo recomendo que leia antes de prosseguir por esse, clique aqui e leia o artigo anterior.

Para esse procedimento usamos apenas o Update

O código funciona basicamente igual, com poucos detalhes de diferença. Note que precisamos referenciar o registro a qual desejamos alterar no banco de dados. Também é interessante observa que não usamos o AddNew, pois não queremos adicionar o item e sim apenas alterar seu cadastro no banco de dados.

E assim fica os comandos de excluir e alterar do vba para access, em breve estarei postando o ultimo tópico. Não se esqueça de baixar o projeto de referencia desse artigo, clique aqui para baixar o projeto.

Fique atento a nosso site, nos falamos em breve :D!

Curso completo com mais de 300 aulas de excel vba e vb6 

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.