Sedentarismo, um tema um pouco estranho de se falar neste site, portanto é sobre ele que iremos comentar hoje. Se você pensa que o assunto não tem nada haver com programação, posso te dizer que estar totalmente enganado!

Fique sabendo que o sedentarismo já afetou muitos profissionais da aria de T.I, ele tem causado grandes problemas na saúde de milhares de pessoas que não o levam a sério. E para você que é programador e passa grande parte de seu dia sentado, tome cuidado!

Nesse artigo quero contar minha experiencia sobre o que passei ao viver no sedentarismo, e levar você a crer que sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Se você é um tipo de pessoa que se encaixa na faixa do sedentarismo preste muita atenção, você pode estar correndo um sério risco de vida!

Esse assunto lhe interessou?

Continue lendo esse post até o final,  e já gostaria de ressaltar que temos uma seção de comentários logo a baixo.

Sedentarismo, Veja A Índice De Conteúdo Desse Post

  1. O que  é Sedentarismo?
  2. Riscos do Sedentarismo
  3. Será que sou sedentário?
  4. Minha Experiencia

Resultado de imagem para sedentarismo computador

O que  é Sedentarismo?

O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido. Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas.

O indivíduo ativo deve gastar no minimo 300 calorias por dia!

O sedentarismo possui alta incidência na população, sendo considerado um problema de saúde pública. Acredita-se que 46% da população brasileira seja sedentária. Ainda, estima-se que o sedentarismo esteja relacionado com quase 14% das mortes no Brasil.

Suas Causas

Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta de atividades físicas e de uma alimentação saudável. Algumas atividades do atual modo de vida das pessoas favorecem o sedentarismo, por exemplo:

  • Fazer uso de carro mesmo em pequenos trajetos;
  • Utilizar escadas rolantes;
  • Rotina tomada por diversas atividades;
  • Deixar de realizar algumas atividades domésticas;
  • Consumo exagerado de alimentos industrializados;
  • Passar várias horas utilizando o computador ou em frente a TV.

Consequências

As consequências do sedentarismo são:

  • Perda de força física;
  • Atrofia muscular;
  • Surgimento de doenças: diabetes tipo 2, hipertensão arterial e infarto do miocárdio;
  • Acúmulo de gordura;
  • Em alguns casos mais graves pode até levar à morte súbita.

Artigo font: www.todamateria.com.br

Quais São Os Riscos Do Sedentarismo?

Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos traz muitos benefícios à saúde. Ficar sem se exercitar pode causar vários tipos de doenças, principalmente as ligadas ao sistema cardiovascular.

Obesidade, pressão alta, diabetes, aumento do colesterol, infarto, derrames, depressão, doenças articulares, são alguns exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.

Doenças associadas ao sedentarismo

  • Obesidade
  • Colesterol alto
  • Diabetes
  • Hipertensão arterial
  • Infarto
  • Asma
  • Alguns tipos de câncer
  • Distúrbios psicológicos

Artigo font: sautil.com.br

Será que sou sedentário?

Segundo um trabalho do sr. Sjostrom et al. (2006): são sedentários todos aqueles que não atingem a baixa atividade física, ou seja, 30 minutos a andar por dia ou a participar numa atividade de intensidade moderada em 5 ou mais dias da semana ou 20 minutos de atividade de intensidade vigorosa em 3 ou mais dias.

Portanto, se vão ao ginásio 2 vezes por semana para fazerem 20 minutos de passadeira, então continuam a ser sedentários.

A seguir deixarei o link de um site para você fazer um teste de sedentarismo. É muito simples, basta responder as perguntas e o sistema irá analisar se você é um pessoa sedentária ou não, que fazer o teste?

Acesse: Teste Do Sedentário

Minha Experiencia – Vou Contar Tudo Que Aconteceu Comigo!

Se você ainda não me conhece prazer, meu nome é Welisson tenho 22 anos. Eu trabalho na área de T.I a pelo-menos 3 anos, e durante esse tempo eu tive sérios problemas de saúde por conta do sedentarismo.

Na verdade antes de trabalhar como programador, exerci a profissão de faturista por 2 anos. No total foram 5 anos vivendo dessa forma, e só hoje fui dar conta da loucura em que estava vivendo.

Não sei você, mas até os meus 15 anos fui um grande praticante de atividades físicas. A parti dessa época eu decidir sair da escola, para arrumar meu primeiro emprego. Trabalhei como ajudante de mecânico, e mantive-me nessa profissão por 3 anos, até começar trabalhar como faturista.

Eu me acomodei de mais por conta do bom emprego,  sombra e água fresca rs…

Mediante a essa rotina engordei disparadamente, chegando a pesar em poucos meses de 54 KG para pasmes 90 KG. Aquele rapaz com a barriga tanquinho, agora só tinha um gominho kkk , para minha tristeza e de minha namorada 🙁

Foto no casamento do meu amigo, ano retrasado!

Se você me encontrou nessa foto deixe seu comentário aqui no artigo, e me diga o que você achou rs.

Apesar das brincadeiras esse assunto sério, tão sério que vou dizer o que aconteceu comigo depois dessa foto!

Sedentarismo – Agora O Negócio Ficou Feio!

Pelo excesso de peso e estando sedentário, meu organismo deu inicio a uma serie de complicações. Essas complicações foram aparecendo mês a pós mês, vou citar aqui quais foram os sintomas:

  • Palpitação no tórax esquerdo e direito
  • Fumigação Nos Braços
  • Dores nas Penas
  • Palpitação na Cabeça
  • Sensação de Mau Estar
  • Queimação Nas Mãos
  • Fisgadas no Peito
  • Evacuação de Sangue
  • Dores Na Coluna

Esses foram os meus sintomas, cada corpo reage de uma forma diferente!

Duas dessas complicações me deixaram preocupado, a primeira delas foi a evacuação de sangue na hora de fazer o número 2. Já a outra, foi a queimação na mão que irei explicar mais a frente. Nesse tempo, recebi a noticia que minha mãe foi diagnostica com câncer no pâncreas, o primeiro caso na família e com alguém tão próximo.

Há Evacuação de Sangue

Com frequência eu evacuava sangue na hora de fazer o número 2, situação muito complicada. Sempre fui um cara torrão, daquele que odeia ir no médico e odeia mais ainda tomar remédios rs…

Por causa dessa teimosia, levei minha saúde ao extremo pensando que isso não era nada. Mas uma hora a conta chega, e esses 5 anos de sedentarismo me fizeram muito mal a ponto de me deixar assim!

Até que ponto cheguei com minha ignorância né?

E quando pensei que não poderia ficar pior, me surgiu o segundo sintoma grave…

Há Queimação Ao Ter Atrito Nas Mãos

Não sei o que aconteceu comigo, mas meu corpo desencadeou uma especie de alergia. Esse sintoma fazia com que minhas mãos queimassem, sempre que acontecia algum tipo de atrito físico. Surgia uma especie de calombo não sei dizer, vou deixar uma foto para vocês entenderem como a situação era muito, mas muito feia mesmo!

Essa foto não é a do meu braço, mas ficava tipo assim!

Isso era totalmente horrível, e se espalhou por todas as partes que sofriam atritos físicos. Além da queimação coçava muito, cheguei a pensar que estava com câncer também. Enfrentei esses dois sintomas e todos os outros que citei, até que resolvi mudar de comportamento e finalmente pus a mão na consciência e de fato isso foi necessário.

O Que Eu Fiz Para Mudar Essa Situação?

Muito simples, passei a praticar exerci-os físicos e se alimentar melhor. Cortei em média 99% lanches gordurosos, seguindo uma dieta saudável sugerido por alguns médicos e profissionais na área de alimentação e saúde.

Confesso que não foi fácil mudar esse hábito, até porque meu corpo estava desacostumado e os músculos todos atrofiados. No começo pensei em desistir, pois não era a primeira vez que eu tentava emagrecer!

Com apenas 45 dias de exerci-os diários, meu corpo estar se acostumando e hoje (03/01/2019) já não tenho mais aqueles sintomas. Perdi 11 Kg e tenho me sentindo muito bem, não poderia estar melhor!

Tome Cuidado Com o Sedentarismo!

Talvez você encontra-se nessa classe de vida hoje, eu passava mais de 10 horas na frente do computador. Na maioria das vezes, se alimentando mal e perdendo noites de sono como se não houvesse consequências.

Por esse motivo eu cheguei em um estado muito crítico e se eu não acordasse para a vida, poderia estar morto uma hora dessas. Isso porquê muitos outros sintomas poderiam acontecer, e estando acima do peso o risco de adquirir um câncer seria bem maior.

Antes que pergunte, infelizmente minha mãe faleceu a 4 meses por complicações no pâncreas. Ao vivenciar toda essa luta com ela, foi onde percebi que a saúde deve estar em primeiro lugar depois de DEUS. De nada vale ser um programador de sucesso, se você tiver que passar o resto de sua vida doente ou morrer por conta disso!

Sei que isso não tem nada haver com programação, mas decidir escrever esse artigo para mostrar os riscos que você pode estar correndo. O sedentarismos é algo sério, mas que não é levado a serio por muitos programadores. Se você estar passando por dificuldades na saudê por conta disso, não deixe de comentar aqui nesse artigo.

Compartilhe esse página com todos os seus amigos e conhecidos, vamos combater o sedentarismo!

Tags:

Sobre o Autor

Welisson Silva
Welisson Silva

Analista de Sistemas, trabalha com TI desde 2014. Especializado em Vendas Online, desenvolvedor, programador, guitarrista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.