Hoje vamos fazer o review da planilha para cadastro de clientes vba, e disponibilizar o download gratuito para vocês. Não sei se você é novo no canal, mais há um tempo atrás nós criamos um outro projeto de cadastro de clientes que vou deixar o link aqui caso queira baixar.

O problema dessa planilha é que nós utilizávamos alguns componentes que por padrão não vem instalados no windows. Por tanto, muitos usuários tiveram  problemas para executar o projeto pois o sistema alegava que era preciso instalar essas dll. Em muitos casos o usuário até registrava essas bibliotecas, mas, mesmo assim por conta de versionamento do excel em algumas máquinas ainda não funcionavam.

Então nós decidimos atualizar o sistema para cadastro de clientes vba, e agora todo esse problema acabou. Com essa nova versão, vocês não precisarão mais instalar as bibliotecas e a planilha, agora vai funcionar tanto em excel 32 e 64 bits. Então se você quer conhecer mais desse nosso novo projeto, continue lendo esse artigo até o final.

 

Cadastro De Clientes VBA Nova Versão

Note que agora não utilizamos mais o listview como controle de listagem, e sim o listbox. A diferença entre esses controles, é que o listbox não precisa ser registrado na máquina pois ele já é um controle nativo do vba. Então agora não precisamos mais nos preocupar com o uso de dlls externas, facilitando muito mais nosso trabalho.

Nessa nova versão do sistema, você pode observar que os registros são separados da tela cadastro. Portanto na primeira página você pode excluir, filtrar e listar dados, enquanto na página cadastro podemos visualizar, editar e cadastrar o cliente.

Na minha opinião ficou muito mais simples, comente aqui nos comentários o que você achou!

 

 

Cadastro De Clientes VBA, Exclusão De Múltiplos Usuários

Em busca de melhorar sua experiência, sabemos que excluir um cadastro por vez complica. Pensando nisso, nossa equipe implementou  a opção para deletar múltiplos registros ao mesmo tempo. Tudo que você precisa fazer é selecionar os itens que desejar excluir e clicar no botão deletar cadastros.

Note que existe duas CheckBoxes e com elas você pode realizar dois tipos de exclusão. Caso queira deletar todos os registros de seu banco de dados, marque a opção [ ]todos. Porém, haverá momentos em que você precisará excluir registros personalizados, então nesse caso você deve marcar a opção [ ]personalizados.

 

Além dessas opções, você também pode realizar a busca do cadastro e listar diretamente no listbox. Para facilitar seu trabalho e manter a tela do programa mais limpa o possível, todo o processo de consulta é no mesmo campo. Tudo que você precisa fazer e escolher a opção de filtros que deseja fazer no momento da busca:

 

O filtro dessa planilha lista os dados de acordo com a string buscada, por exemplo: Se você digitar todos os clientes que tenham EM em seu nome, o programa vai retornar os cadastros relacionados. Outra coisa muito importante é que os dados são ordenados, no exemplo a baixo o sistema carregou os registros por nome em ordem decrescente.

 

Cadastro De Clientes VBA, Página Cadastro

É claro que não poderia faltar a opção de registar o cliente com foto, assim como no sistema antigo. No entanto a grande diferença é que dessa vez o programa salva uma copia da imagem no diretório da aplicação. Em termos de usabilidade isso é essencial, porque ao salvar uma cópia da foto garantimos a integridade dos dados.

Imagine que você selecionou uma foto do diretório download e fez o cadastro. É muito comum limparmos nossa pasta de downloads com frequência, se você deletar essa foto como o programa irá localiza-la? ou então, você cadastrou alguns clientes no computador de sua casa e resolve levar a planilha para seu escritório?

Para resolver isso o programa agora faz uma cópia do arquivo para pasta diretório, salvando o caminho a onde o sistema encontra-se. Portanto, agora você poderá levar esse sistema para qualquer máquina, que ele automaticamente vai reconhecer o diretório na pasta path do sistema.

É importante ressaltar que essa planilha não armazena fotos dentro do banco de dados, mas somente o caminho do diretório. Desenvolvemos uma rotina que identifica o nome do arquivo, mesmo que o projeto esteja em outras máquinas, no entanto é importante que a pasta com as fotos esteja no diretório da aplicação.

Antes que me esqueça, essa planilha usa banco de dados access!

Todas as informações de seus clientes serão armazenadas no database. Isso é um grande diferencial pois além de manter a segurança dos seus registros, sua planilha ficará muito mais leve. Você já sabe que o excel não é um banco de dados e por conta disso, quanto menos registros dentro dele melhor.

Welisson vou poder ter acesso ao meus dados?

Sim com certeza, pois o banco de dados estará armazenado no diretório da aplicação. Tendo o pacote office instalado em seu computador, você consegue abrir o Database e manipular as informações do sistema manualmente. Caso queira exportar as informações para outro local, poderá fazer isso sem problemas.

 

Conclusão Sobre O Cadastro De Clientes VBA

Visando melhorar a experiência de nossos usuários, decidimos desenvolver essa nova atualização. A planilha para cadastro de clientes vba é um sistema simples, mas que fará total diferença na sua vida. Espero que vocês gostem do novo sistema e qualquer dúvida, não deixem de postar aqui nos comentários por favor!

Nós também temos outros sistemas aqui no site, inclusive criamos uma planilha para controle de vendas parceladas. Se você precisa de cadastrar clientes, e ainda ter o controle de suas vendas essa planilha pode te ajudar, são várias ferramentas vale a pena baixar.

Como prometido o link para download da planilha de cadastro de cliente estar a seguir:

→Clique Aqui Para Fazer O Download

Sobre o Autor

Welisson Silva
Welisson Silva

Analista de Sistemas, trabalha com TI desde 2014. Especializado em Vendas Online, desenvolvedor, programador, guitarrista e entusiasta de tudo que envolva tecnologia.