Você Quer Saber Como Eu Trabalho Com Esse Site Sem Precisar Deixar Meu Emprego Atual, Fazendo Uma Renda de Mais de R$2.000,00 Reais Por Mês? DIGA-ME SEU E-MAIL Que Vou Lhe Enviar o MANUAL + VIDEOS GRÁTIS




Artigos

Controles vba – visão geral de controles em uma planilha

Controles vba planilha

Sim, é verdade. Você pode criar formulários ótimos sem a necessidade de usar o código VBA (Visual Basic for Applications) da Microsoft no Microsoft Excel. Além disso, você pode usar formulários e adicionar diversos controles e objetos para melhorar a entrada de dados de forma significativa e aprimorar o modo de exibição das planilhas.

Neste artigo

  • O que é um formulário?
  • Tipos de formulários do Excel
  • Formulário de dados
  • Planilha com controles de formulário e ActiveX
  • Controles de formulário
  • Controles ActiveX
  • Objetos de ferramentas de desenho
  • Trabalhar com controles e objetos em uma planilha
  • Determinar o tipo de controle em uma planilha
  • UserForms do VBA

O que é um formulário?

Um formulário, seja impresso ou online, é um documento projetado com uma estrutura e um formato padrão que facilitam a captura, a organização e a edição de informações.

  • Formulários impressos contêm instruções, formatação, rótulos e espaços em branco para escrever ou digitar dados. Você pode usar o Excel e os modelos do Excel para criar formulários impressos.Para saber mais sobre modelos do Excel, veja a seção Confira também.
  • Formulários online contêm os mesmos recursos de formulários impressos e também possuem controles. Controles são objetos que exibem dados ou permitem que os usuários facilmente insiram ou editem dados, realizem ações ou façam seleções. Em geral, esses controles tornam o formulário mais fácil de utilizar. Exemplos de controles comuns incluem caixas de listagem, botões de opção e botões de comando. Controles também podem executar macros atribuídas e responder a eventos, como cliques com o mouse, por meio da execução de um código VBA (Visual Basic for Applications).

Você pode usar o Excel de várias maneiras para criar formulários impressos e online.

Tipos de formulários do Excel

Existem vários tipos de formulários que você pode criar no Excel: formulários de dados, planilhas que contêm controles de formulário e ActiveX e UserForms do VBA. Você pode usar cada tipo de formulário individualmente ou pode combiná-los de maneira diferente para criar uma solução que seja ideal para você.

Formulário de dados

Um formulário de dados fornece uma maneira conveniente de inserir ou exibir uma linha completa de informações em um intervalo ou uma tabela sem que seja necessário rolar horizontalmente. Talvez você perceba que usar um formulário de dados pode tornar a entrada de dados mais fácil do que mover-se de coluna a coluna quando existem mais colunas de dados do que a quantidade que pode ser exibida na tela. Use um formulário de dados quando um formulário simples de caixas de texto listando os títulos de colunas como rótulos for suficiente e quando não for necessário usar recursos de formulário personalizados ou sofisticados, como uma caixa de listagem ou um botão de rotação.

 

aaddc3c2 74de 4ff0 9ea6 32062bf1d4c3 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha

O Excel pode gerar automaticamente um formulário de dados interno para seu intervalo ou tabela. O formulário de dados exibe todos os cabeçalhos de coluna como rótulos em uma única caixa de diálogo. Cada rótulo possui uma caixa de texto em branco adjacente, na qual você pode inserir dados para cada coluna, até um máximo de 32 colunas. Em um formulário de dados, é possível inserir novas linhas, localizar linhas realizando operações de navegação ou (com base no conteúdo de células) atualizar e excluir linhas. Se uma célula contiver uma fórmula, o resultado da fórmula aparecerá no formulário de dados, mas você não poderá alterar essa fórmula usando o formulário de dados.

Planilha com controles de formulário e ActiveX
Uma planilha é um tipo de formulário com o qual você pode inserir e exibir dados na grade, e existem diversos recursos ao estilo de controles já integrados a planilhas do Excel, como comentários e validação de dados. Células se assemelham a caixas de texto no sentido de que você pode inseri-las e formatá-las de várias maneiras. Células são muitas vezes usadas como rótulos e, ao mesclar células e ajustar sua altura e largura, você pode fazer com que uma planilha se comporte como um formulário de entrada de dados simples. Outros recursos ao estilo de controles, como comentários de células, hiperlinks, imagens de fundo, validação de dados, formatação condicional, gráficos inseridos e o Filtro Automático, podem fazer com que uma planilha se comporte como um formulário avançado.

Para obter mais flexibilidade, você pode adicionar controles e outros objetos de desenho à tela de desenho de uma planilha e combiná-los e coordená-los com as células dessa planilha. Por exemplo, você pode usar um controle de caixa de listagem para permitir que um usuário faça uma seleção mais facilmente a partir de uma lista de itens. Mas se preferir, use um controle de botão de rotação para facilitar a inserção de um número.

Como controles e objetos são armazenados na tela de desenho, é possível exibi-los ou visualizá-los junto com o texto associado, que não depende de limites de linha e coluna, sem alterar o layout de uma grade ou tabela de dados na planilha. Na maioria das vezes, muitos desses controles também podem ser vinculados a células na planilha, e não é necessário usar um código VBA para que eles funcionem. Você pode definir propriedades que determinam se um controle flutua livremente ou se é movido e redimensionado junto com uma célula. Por exemplo, talvez exista uma caixa de seleção que você deseja mover junto com a célula subjacente quando o intervalo é classificado. Entretanto, se houver uma caixa de listagem que você deseja manter sempre em um local específico, provavelmente não será interessante movê-la junto com sua célula subjacente.

O Excel tem dois tipos de controles: controles de Formulário e controles ActiveX. Além desses conjuntos de controles, você também pode adicionar objetos das ferramentas de Desenho, como AutoFormas, WordArt, um gráfico SmartArt ou caixas de texto.

As seções a seguir descrevem esses controles e objetos de desenho, além de explicarem mais detalhadamente como trabalhar com eles.

Nome do botão Exemplo Descrição
9e6ef760 d9ec 49ea b2fb 7a7de0e3ed7d Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Rótulo 7e59ffaf da20 427d 91cc f0a64011d292 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Identifica a finalidade de uma célula ou caixa de texto ou exibe texto descritivo (como títulos, legendas, imagens) ou breves instruções.
d4780370 7675 43f8 be93 eac93935560d Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de grupo 1b54ee2c 997e 4a71 b817 97e598f3884e Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Controles relacionados a grupos em uma unidade visual de um retângulo com um rótulo adicional. Em geral, botões de opção, caixas de seleção ou itens de conteúdo intimamente relacionados são agrupados.
65339b98 9a38 428b 9db2 d582a7433042 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Botão e13fa5cc 25e2 4487 b476 d3931bec7894 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Executa uma macro que realiza uma ação quando um usuário clica nele. Um botão também é chamado de botão de ação.
da322b91 19a8 4d2b bc3e 1ef245f3b4f9 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de seleção 39c3c51b bb40 4666 9c01 101fc451009a Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Ativa ou desativa um valor que indica uma opção oposta ou não ambígua. Você pode marcar mais de uma caixa de seleção em uma planilha ou em uma caixa de grupo. Uma caixa de seleção pode ter um destes três estados: marcada (ativada), desmarcada (desativada) e mista, significando uma combinação dos estados ativado e desativado (como em uma seleção múltipla).
2a2b67e6 08bb 46c9 8861 aef4f7bb21d7 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Botão de opção 5402a062 8134 4486 9d27 3f5c3aeb41d4 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Permite uma única opção dentro de um conjunto limitado de opções mutuamente exclusivas; um botão de opção está geralmente contido em uma caixa de grupo ou em um quadro, podendo ter um destes três estados: marcado (ativado), desmarcado (desativado) e misturado, significando uma combinação dos estados ativado e desativado (como em uma seleção múltipla). Um botão de opção também é chamado de botão de rádio.
12155c31 1b80 4dab bab6 f5812bcdee9c Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de listagem c61c7bdb b762 41c0 94be 32e802356ed4 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Exibe uma lista de um ou mais itens de texto na qual um usuário pode escolher uma opção. Use uma caixa de listagem para exibir diversas opções que variam em número ou conteúdo. Existem três tipos de caixas de listagem:

  • Uma caixa de listagem de seleção única permite apenas uma opção. Nesse caso, ela se assemelha a um grupo de botões de opção, com a diferença de que a caixa de listagem pode lidar com um grande número de itens de maneira mais eficiente.
  • Uma caixa de listagem de seleção múltipla permite uma opção ou opções contíguas (adjacentes).
  • Uma caixa de listagem com seleção estendida permite uma opção, opções contíguas e opções não contíguas (ou disjuntas).
33eccffd 8cf9 4a62 8b01 127e3333e164 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de combinação 1a243fca b918 425b 9bb8 9cc07f2dc9c7 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Combina uma caixa de texto com uma caixa de listagem de modo a criar uma caixa de listagem suspensa. Uma caixa de combinação é mais compacta do que uma caixa de listagem, mas requer que o usuário clique na seta para baixo para exibir a lista de itens. Use uma caixa de combinação para permitir que um usuário digite uma entrada ou escolha apenas um item da lista. O controle exibe o valor atual na caixa de texto, independentemente de como esse valor foi inserido.
52cf9c31 60ea 4a06 ac1a 0442f02ffe12 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Barra de rolagem 6ffefcb3 b5e6 4fe4 b62e b6a59f398d00 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Percorre um intervalo de valores quando você clica nas setas de rolagem ou arrasta a caixa de rolagem. Além disso, é possível percorrer uma página (ou um intervalo predefinido) de valores clicando na área entre a caixa de rolagem e uma da setas de rolagem. Normalmente, um usuário também pode digitar um valor de texto diretamente em uma célula ou caixa de texto associada.
99188529 4d5a 43c6 891f 770cdf706960 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Botão de rotação cbd6cda2 b86d 4c73 af94 26baa8a42249 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Aumenta ou diminui um valor, como um incremento de número, um horário ou uma data. Para aumentar o valor, clique na seta para cima e, para diminuí-lo, clique na seta para baixo. Normalmente, um usuário também pode digitar um valor de texto diretamente em uma célula ou caixa de texto associada.

OBSERVAÇÃO : Os controles a seguir estão indisponíveis em pastas de trabalho do Excel 2010. Esses controles podem ser usados apenas nas planilhas de diálogo do Excel versão 5.0.

Nome do Botão
651cea27 5c38 48d7 b61a a117a352333d Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Campo de texto
07714cdc 775f 420e 8ae3 7af6ef8957b1 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Combinação Lista – Edição
33eccffd 8cf9 4a62 8b01 127e3333e164 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Combinação Lista Suspensa – Edição
9e2a2cec 0881 4230 a4be 97dba8355676 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de Diálogo Executar

Controles ActiveX

Controles ActiveX podem ser usados em formulários de planilhas, com ou sem o uso de um código VBA, e em UserForms do VBA. Em geral, use controles ActiveX quando precisar de requisitos de design mais flexíveis do que os fornecidos por controles de formulário. Controles ActiveX possuem propriedades abrangentes que você pode usar para personalizar a aparência, o comportamento, as fontes e outras características.

Você também pode controlar diferentes eventos que ocorrem durante a interação com um controle ActiveX. Por exemplo, pode realizar diferentes ações, dependendo da opção selecionada por um usuário em um controle de caixa de listagem, ou pode consultar um banco de dados para preencher uma caixa de combinação com itens quando um usuário clicar em um botão. Também é possível escrever macros que respondem a eventos associados a controles ActiveX. Quando um usuário do formulário interage com o controle, seu código VBA é então executado para processar qualquer evento que ocorrer para esse controle.

Seu computador também contém vários controles ActiveX que foram instalados pelo Excel e por outros programas, como o Calendar Control 12.0 e o Windows Media Player.

IMPORTANTE : Nem todos os controles ActiveX podem ser usados diretamente em planilhas. Alguns deles somente podem ser usados em UserForms do VBA (Visual Basic for Applications). Se você tentar adicionar qualquer um desses controles ActiveX específicos a uma planilha, o Excel exibirá a mensagem “Não é possível inserir o objeto”.

No entanto, controles ActiveX não podem ser adicionados a planilhas de gráfico a partir da interface do usuário ou a planilhas de macro XLM. Você também não pode atribuir uma macro diretamente a partir de um controle ActiveX da mesma maneira que em um controle de Formulário.

Resumo de controles ActiveX
Nome do botão Exemplo Descrição
da322b91 19a8 4d2b bc3e 1ef245f3b4f9 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de seleção a8a90bad 7550 4c77 b22f fa21d46d6664 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Ativa ou desativa um valor que indica uma opção oposta ou não ambígua. Você pode marcar mais de uma caixa de seleção por vez em uma planilha ou em uma caixa de grupo. Uma caixa de seleção pode ter um destes três estados: marcada (ativada), desmarcada (desativada) e misturada, significando uma combinação dos estados ativado e desativado (como em uma seleção múltipla).
1a6a4c7c 8721 48d6 9a6c 4a9955b067c5 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de texto fb816a9c d23a 477d a541 64efbb7203fc Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Em uma caixa retangular, permite que você exiba, digite ou edite texto ou dados que estão associados a uma célula. Uma caixa de texto também pode ser um campo de texto estático que apresenta informações somente leitura.
65339b98 9a38 428b 9db2 d582a7433042 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Botão de comando 8e59b591 ced9 4ae6 882e 0c4a40972379 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Executa uma macro que realiza uma ação quando um usuário clica nele. Um botão de comando também é chamado de botão de ação.
2a2b67e6 08bb 46c9 8861 aef4f7bb21d7 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Botão de opção 20de9aeb 5cc2 4793 8f34 c9388815ee13 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Permite uma única opção dentro de um conjunto limitado de opções geralmente contido em uma caixa de grupo ou em um quadro, podendo ter um destes três estados: marcado (ativado), desmarcado (desativado) e misturado, significando uma combinação dos estados ativado e desativado (como em uma seleção múltipla). Um botão de opção também é chamado de botão de rádio.
12155c31 1b80 4dab bab6 f5812bcdee9c Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de listagem 77e57447 7dd8 4c7d 97e0 65d35390afcb Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Exibe uma lista de um ou mais itens de texto na qual um usuário pode escolher uma opção. Use uma caixa de listagem para exibir diversas opções que variam em número ou conteúdo. Existem três tipos de caixas de listagem:

  • Uma caixa de listagem de seleção única permite apenas uma opção. Nesse caso, ela se assemelha a um grupo de botões de opção, com a diferença de que a caixa de listagem pode lidar com um grande número de itens de maneira mais eficiente.
  • Uma caixa de listagem de seleção múltipla permite uma opção ou opções contíguas (adjacentes).
  • Uma caixa de listagem com seleção estendida permite uma opção, opções contíguas e opções não contíguas (ou disjuntas).
33eccffd 8cf9 4a62 8b01 127e3333e164 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Caixa de combinação 3a05db78 66b1 41f1 9fdb dc8eab1020e4 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Combina uma caixa de texto com uma caixa de listagem de modo a criar uma caixa de listagem suspensa. Uma caixa de combinação é mais compacta do que uma caixa de listagem, mas requer que o usuário clique na seta para baixo para exibir a lista de itens. Use-a para permitir que um usuário digite uma entrada ou escolha apenas um item da lista. O controle exibe o valor atual na caixa de texto, independentemente de como esse valor foi inserido.
42752256 790d 40be aff0 7a591229b039 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Botão de alternância db396c97 9b23 4616 a7d2 48d186436c43 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Indica um estado, como Sim/Não, ou um modo, como Ativo/Inativo. O botão alterna entre um estado habilitado ou desabilitado quando clicado.
99188529 4d5a 43c6 891f 770cdf706960 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Botão de rotação bfd64d4d 4c6b 4d7c a88d 2eb43ee59770 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Aumenta ou diminui um valor, como um incremento de número, um horário ou uma data. Para aumentar o valor, clique na seta para cima e, para diminuí-lo, clique na seta para baixo. Normalmente, um usuário também pode digitar um valor de texto em uma célula ou caixa de texto associada.
52cf9c31 60ea 4a06 ac1a 0442f02ffe12 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Barra de rolagem a3232375 07b6 4808 a79f 1622655cafdc Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Percorre um intervalo de valores quando você clica nas setas de rolagem ou arrasta a caixa de rolagem. Além disso, é possível percorrer uma página (ou um intervalo predefinido) de valores clicando na área entre a caixa de rolagem e uma da setas de rolagem. Normalmente, um usuário também pode digitar um valor de texto diretamente em uma célula ou caixa de texto associada.
14b704bc ec15 4f35 b23a 8820e12d5812 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Rótulo 857ddbd2 8a1b 440c 971e 9ac07bf3cb45 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Identifica a finalidade de uma célula ou caixa de texto, exibe texto descritivo (como títulos, legendas, imagens) ou fornece breves instruções.
4553d82a c83b 40bc 879a 61d71d39a86a Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Imagem 58cf0d02 2a87 4465 92d2 a1eb341a33af Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Insere uma imagem, como bitmap, JPEG ou GIF.
Controle quadro 1ced3a9e 089c 4740 8dfa ae97d0bfd032 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Um objeto retangular com um rótulo opcional que agrupa controles relacionados em uma unidade visual. Em geral, botões de opção, caixas de seleção ou itens de conteúdo intimamente relacionados são agrupados em um controle de quadro.

OBSERVAÇÃO : O controle de quadro ActiveX não está disponível na seção Controles ActiveX do comando Inserir. No entanto, você pode adicionar esse controle na caixa de diálogo Mais Controles, selecionando Quadro do Microsoft Forms 2.0.

4bcf3a71 ad21 4838 a774 7e68c15957bb Controles vba   visão geral de controles em uma planilha Mais Controles Exibe uma lista de controles ActiveX adicionais disponíveis no seu computador e que você pode adicionar a um formulário personalizado, como controles do Controle de Calendário 12.0 e do Windows Media Player. Também é possível registrar um controle personalizado nessa caixa de diálogo.

Objetos da Ferramenta de Desenho

9da875dc 6bfd 4bba 822a 609cf43aa6e4 Controles vba   visão geral de controles em uma planilha

Também pode ser interessante incluir gráficos SmartArt, Formas, WordArt e caixas de texto no seu formulário. Você pode redimensionar, girar, virar, colorir e combinar esses objetos para criar formas ainda mais complexas. Ao digitar texto diretamente em um objeto de Forma ou caixa de texto, o texto se torna parte desse objeto (se você girar ou virar o objeto, o texto girará ou virará junto com ele). Ao contrário de controles ActiveX, é possível atribuir diferentes atributos, como tamanho e estilo de fonte, a palavras e caracteres individuais no objeto. Também é possível atribuir macros e adicionar hiperlinks a esses objetos. Você pode até mesmo vincular texto em um objeto de Forma ou caixa de texto a uma célula de planilha e exibir dinamicamente os valores atualizados nesses objetos.

Trabalhando com controles e objetos no formulário de planilha

Depois de adicionar formulários e ActiveX a um formulário de planilha, você geralmente deseja ajustar e reorganizar os controles de várias maneiras para criar um formulário bem projetado e de fácil uso para o usuário. Algumas tarefas comuns incluem as seguintes:

  • Controlar a exibição de linhas de grade enquanto você trabalha com os controles e decidir se deseja exibir essas linhas de grade ao usuário no formulário de planilha final.
  • Marcar e desmarcar controles para que você possa especificar propriedades e fazer ajustes adicionais.
  • Editar texto em um controle, como a legenda ou o rótulo.
  • Agrupar, copiar, mover e alinhar controles para organizar o layout do formulário de planilha.
  • Redimensionar e formatar controles para obter a aparência desejada.
  • Posicionar ou dimensionar um controle com uma célula.
  • Proteger controles e células vinculadas de acordo com as suas necessidades específicas de proteção de dados.
  • Habilitar ou desabilitar a impressão de controles quando o formulário de planilha é impresso.
  • Excluir controles não utilizados.

Você pode projetar um formulário de planilha com ou sem linhas de grade no plano de fundo. Por exemplo, é possível desativar linhas de grade de células e então formatar todas as células com a mesma ou padrão ou até mesmo usar uma imagem como plano de fundo de planilha. Para ocultar ou mostrar as linhas de grade, na guia Exibir, no grupoMostrar/Ocultar, marque ou desmarque a caixa de seleção Linhas de Grade.

Para saber mais, veja a seção Confira também deste tópico.

Determinando o tipo de controle contido na sua planilha

Como há três tipos diferentes de controles e objetos que você pode modificar de forma exclusiva, talvez não seja possível saber com certeza qual é o tipo de controle apenas ao observá-lo. Para determinar o tipo de controle (Formulário ou ActiveX), selecione-o e clique nele com o botão direito e, em seguida, exiba o menu de atalho:

  • Se o menu de atalho contiver o comando Propriedades, o controle é um controle ActiveX, e você está no modo de design.
  • Se o menu de atalho contiver o comando Atribuir Macro, o controle é um controle de Formulário.

    DICA : Para exibir o menu de atalho correto para o controle de Formulário de caixa de grupo, selecione o perímetro em vez do interior dessa caixa.

  • Se o menu de atalho contiver o comando Editar Texto, o objeto é um objeto de Desenho

UserForms do VBA

Para ter o máximo de flexibilidade, você pode criar UserForms, ou seja, caixas de diálogo personalizadas que geralmente incluem um ou mais controles ActiveX. UserForms são disponibilizados com base no código VBA que você cria no Editor do Visual Basic. As etapas genéricas para criar um UserForm são as seguintes:

  1. Insira um UserForm no Projeto VBA da sua pasta de trabalho. Para acessar o Projeto VBA de uma pasta de trabalho, primeiro exiba o Editor do Visual Basic (pressione ALT+F11) e, no menu Inserir, no Editor do Visual Basic, clique emUserForm.
  2. Grave um procedimento para exibir UserForm.
  3. Adicione controles ActiveX.
  4. Modifique propriedades para os controles ActiveX.
  5. Grave procedimentos de manipulador de eventos para os controles ActiveX.

Com UserForms, você também pode utilizar a funcionalidade de formulário avançada. Por exemplo, é possível adicionar programaticamente um botão de opção separado para cada letra do alfabeto ou adicionar uma caixa de seleção para cada item em uma ampla lista de datas e números.

Antes de criar um UserForm, considere o uso de caixas de diálogo internas disponíveis no Excel que possam atender às suas necessidades. Essas caixas de diálogo incluem as funções VBA CaixaDeEntrada e CaixaDeMensagem, o métodoCaixaDeEntrada do Excel, o método GetOpenFilename, o método GetSaveAsFilename e o objeto Caixas de diálogo do objetoAplicativo, que contém todas as caixas de diálogo internas do Excel.

Para saber mais, confira o tópico de Ajuda Encontre Ajuda sobre como usar o Editor do Visual Basic e conheça a Central de desenvolvedores do Microsoft Excel.

Sobre o autor | Website

  • LUCAS CANEJO

    CARA VOCÊ ESTA DE PARABÉNS, SEU TRABALHO TIRA MUITA GENTE DO SUFOCO DO EXCEL…

  • I just want to tell you that I am just beginner to blogging and site-building and definitely loved this page. Probably I’m going to bookmark your blog post . You actually have incredible well written articles. Thanks a lot for sharing with us your web site.




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.